Programa reduz gasto de energia de computador |
Projeto da organização ambientalista Greenpeace, que contou com assessoria técnica do Centro de Estudos Avançados do Recife, um dos principais pólos de tecnologia da informação do Brasil, e foi desenvolvido pela AlmapBBDO, permite a qualquer pessoa, sem grande esforço e sem alterar radicalmente o modo de vida, segundo os organizadores, contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. O programa, batizado de Black Pixel, funciona a partir da tela do computador.
De acordo com os organizadores do projeto, ele pode ser capturado na Internet. Após a obtenção do programa, ele instala um quadrado preto na tela do computador. É possível desligá-lo a qualquer hora. Mas, enquanto está funcionando, o quadrado reduz o consumo de energia e as emissões de CO2.
Segundo o Greenpeace, o objetivo é chegar a 1 milhão de Black Pixels instalados, que equivaleriam a uma economia de 57 mil watts/hora ou à manutenção de 1.425 lâmpadas de 40W apagadas por uma hora. Para se ter uma idéia, uma usina de carvão para produzir a mesma quantidade de energia emitiria 70 kg de CO2. Quanto mais gente usar o quadrado, melhor será para o planeta, ressalta o Greenpeace. O Black Pixel, só funciona em monitores de tudo e de plasma.
Para instalar o Black Pixel, segundo o Greenpeace, basta acessar o link: www.greenpeaceblackpixel.org/#/pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário