Como isto é possível no meio de uma crise termos o melhor nível de vendas da história? Qual será o nível de vendas quando os 39% de brasileiros que temem hoje perder o emprego descobrirem o que a maioria dos nossos economistas e comentaristas escondem?
Quando afirmei no "Entre Aspas" da Globo que a crise havia terminado em fevereiro de 2009, a entrevista literalmente terminou.
A direção da Globo, surpresa, repercutiu minha afirmação com dezenas de economistas, e sem direito de resposta. Tive que ouvir que "é muito cedo para dizer que a crise acabou", e insinuações de que eu não entendia de economia, apesar dos dados concretos que tenho fornecido aos meus leitores.
Preferiram dar ainda mais espaço a Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg(amiguinhos do ronaldo nezo), que minaram os planos de investimento de muitos empresários, inclusive da Globo.
Felizmente os administradores das montadoras não tiveram a mesma atitude. Dei dezenas de palestras para empresas de autopeças, montadoras, sindicatos e associações de classe e o resultado está aí -- pelo menos neste setor afetado pela "crise".
Nenhum dono de televisão ou jornal praticou jornalismo investigativo para tentar descobrir os dados de que eu disponho e, pelo jeito, o resto não tem. Pelo contrário, até perdi minha coluna na Veja(veja isso, Noca, perdeu a coluna por mostrar notícias boas).
Isto prova que é possível, sim, reverter o pânico do jornalismo brasileiro com blogs, palestras, emails, enfim.
Vamos à luta, pessoal, enquanto as Miriam Leitões e os Carlos Alberto Sardenbergs ainda acham que é muito cedo para dizer que a crise acabou, vamos nos preparar para outros níveis recordes de produção no segundo semestre.
Quando 100% da população se acalmar, e sem medo de perder o emprego, o que acredito ocorrerá no terceiro trimestre de 2009, estes passarão a comprar novamente, a assumir riscos, a propor investimentos novamente nas suas empresas.
O quarto trimestre, será o trimestre em que os 39% apavorados vão comprar os bens duráveis que postergaram por um ano. Vamos ter 2 trimestres de vendas em um único trimestre. Um Natal e tanto.
Vamos tirar das gavetas os planos engavetados, e salvar o ano que estava "perdido".
A missão de O Brasil Que Dá Certo terminou. Não há mais como dizer que "ainda é cedo para dizer que a crise acabou", a não ser por má-fé.
Economistas serão os primeiros a reverem pela quinta vez suas estimativas de 2009, agora dizendo que o Brasil irá crescer, com a ressalva "pouco".
As manchetes passarão a ser otimistas, mesmo que com 6 meses de atraso.
Daqui para frente vou me dedicar mais ao meu Blog de artigos e comentários para aqueles que sentem falta deles, e menos ao BQDC, comentando somente o essencial.
Não pretendo estar no ar quando forem publicadas manchetes tipo. "Roubini declara que a crise acabou, e prevê a volta do crescimento", como sendo o grande herói que vem salvar o mundo.
Fizemos que tivemos que fazer. Numa boa, a agradeço o apoio de todo mundo.
Quando afirmei no "Entre Aspas" da Globo que a crise havia terminado em fevereiro de 2009, a entrevista literalmente terminou.
A direção da Globo, surpresa, repercutiu minha afirmação com dezenas de economistas, e sem direito de resposta. Tive que ouvir que "é muito cedo para dizer que a crise acabou", e insinuações de que eu não entendia de economia, apesar dos dados concretos que tenho fornecido aos meus leitores.
Preferiram dar ainda mais espaço a Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg(amiguinhos do ronaldo nezo), que minaram os planos de investimento de muitos empresários, inclusive da Globo.
Felizmente os administradores das montadoras não tiveram a mesma atitude. Dei dezenas de palestras para empresas de autopeças, montadoras, sindicatos e associações de classe e o resultado está aí -- pelo menos neste setor afetado pela "crise".
Nenhum dono de televisão ou jornal praticou jornalismo investigativo para tentar descobrir os dados de que eu disponho e, pelo jeito, o resto não tem. Pelo contrário, até perdi minha coluna na Veja(veja isso, Noca, perdeu a coluna por mostrar notícias boas).
Isto prova que é possível, sim, reverter o pânico do jornalismo brasileiro com blogs, palestras, emails, enfim.
Vamos à luta, pessoal, enquanto as Miriam Leitões e os Carlos Alberto Sardenbergs ainda acham que é muito cedo para dizer que a crise acabou, vamos nos preparar para outros níveis recordes de produção no segundo semestre.
Quando 100% da população se acalmar, e sem medo de perder o emprego, o que acredito ocorrerá no terceiro trimestre de 2009, estes passarão a comprar novamente, a assumir riscos, a propor investimentos novamente nas suas empresas.
O quarto trimestre, será o trimestre em que os 39% apavorados vão comprar os bens duráveis que postergaram por um ano. Vamos ter 2 trimestres de vendas em um único trimestre. Um Natal e tanto.
Vamos tirar das gavetas os planos engavetados, e salvar o ano que estava "perdido".
A missão de O Brasil Que Dá Certo terminou. Não há mais como dizer que "ainda é cedo para dizer que a crise acabou", a não ser por má-fé.
Economistas serão os primeiros a reverem pela quinta vez suas estimativas de 2009, agora dizendo que o Brasil irá crescer, com a ressalva "pouco".
As manchetes passarão a ser otimistas, mesmo que com 6 meses de atraso.
Daqui para frente vou me dedicar mais ao meu Blog de artigos e comentários para aqueles que sentem falta deles, e menos ao BQDC, comentando somente o essencial.
Não pretendo estar no ar quando forem publicadas manchetes tipo. "Roubini declara que a crise acabou, e prevê a volta do crescimento", como sendo o grande herói que vem salvar o mundo.
Fizemos que tivemos que fazer. Numa boa, a agradeço o apoio de todo mundo.
Stephen Kanitz
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