quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Reicardo na Suiça IV.

A Brasil será o quinto país a utilizar esse sistema, que não chegou nem aos Estados Unidos, nação de avançado suporte de investigação. O I2, que faz parte do Sistema Integrado de Inteligência, permitirá identificar, de uma só vez, as ligações telefônicas e a movimentação bancária — com detalhes como montante de recursos e espécie de moeda usada nas transações — e também será usado por outras áreas da Polícia Federal, descentralizando as investigações. “Se for identificado crime de lavagem de dinheiro, mandaremos o caso para a Coordenação de Combate ao Crime Organizado. Se houver sonegação, passamos para a área de Polícia Fazendária”, explica Emmanuel Balduino de Oliveira.O sistema da PF vai cruzar as informações sobre fornecedores do governo, contratos, convênios e repasses feitos pela União, identificará quais orgãos participam dos processos e o cronograma do trabalho desenvolvido. Em outra frente, verificará as emendas parlamentares, os valores pagos e os créditos autorizados. Apenas com o número da licitação, o sistema gerará um gráfico que permitirá fazer a fiscalização dos recursos a partir da liberação de uma emenda parlamentar. Os investigadores saberão, por exemplo, se a verba teve como ponto final uma obra realizada por construtora ligada ao autor da emenda.Para Emmanuel Balduino de Oliveira,chefe de Doutrina de Inteligência Policial da PF, o I2 também vai facilitar análise de documentos apreendidos. Como a PF já terá monitorado todos os bens e papéis ligados à investigação, uma avaliação de documentos que seria feita seis meses vai ser concluída em 10 minutos, com a ativação de alguns comandos eletrônicos. “O policial vai passar menos tempo pesquisando e mais tempo analisando”, observa o delegado. “Estávamos gastando muito tempo em uma investigação de fraudes em licitações.” Ele diz ainda que os custos do sistema, é bem menor do que o volume de dinheiro investigado em operações da PF.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas como combater o crime organizado? Que nome voce dah para a coligacao do OME. Os caras nao nos chamam de organizacao criminosa. Ora, por organizacao criminosa se entende crime organizado, ou nao? Voce acha que a gente vai se entregar?

Cervo™ $$$$$$$$$$$$$$ Servo™

Anônimo disse...

O Ricardo está se precavendo. depois que ele foi pego de calças curtas, descendoa janela da prefeitrura com um saco de dinheiro há algumas legislaturas atrás, agora ele sabe como apagar as impressões digitais. Porem, os gastos de verbas do Congresso demonstra que ele nao aprendeu a apagar todas as provas ainda. Com o esse novo software ele antevê a possibilidade de uma aposentadoria precoce pois estaria impossibilitado de "trabalhar" segundo os velhos métodos da polititica brasileira

Anônimo disse...

parabéns pelo seu blog, fábio.

Posts

 
oncontextmenu='return false' onselectstart='return false' ondragstart='return false'>