sábado, 11 de julho de 2009

Esquemão

Maringá é a cidade dos esquemas ou estamos todos virando corruptos?Veja a carta enviada pelo leitor.
.
"Tenho uma filha de 16 anos e, como  ela está começando a viajar com amigos, decidi levá-la para tirar a Carteira de Identidade. Fui à Delegacia de Polícia, na últmia terça-feira. Fomos atendidos gentilmente por um funcionário que além de pegar os documentos, escreveu num pedaço de papel: "1a via" e nos indicou para irmos ao Foto Avenida, na esquina da delegacia, na avenida Mandacaru e lá pagar a taxa de 15 reais e retornar para minha filha molhar os dedos. Achei estranho. Pagar uma taxa referente à coisas de governo em um foto? Fui para lá. Tinha umas 5 pessoas na minha frente, todas enviadas pelo simpático senhor. Paguei a taxa e a moça colocou-se a preencher um recibo. Questionei-a se não teria que ter uma autenticação de banco. Ela disse, em sua ingenuidade, que o valor da taxa para 1a via de identidade seria de R$ 11,64. E que a diferença seria o custo deles para recolher esse dinheiro e autenticar a guia no Banco do Brasil. Fiquei estarrecido. Disse que não iria mais pagar ali e que ela me devolvesse o dinheiro. Depois que paguei a taxa do Banco do Brasil, voltei lá na Delegacia para "molhar os dedos" da minha filha. Vi que todos à minha frente(tinham umas 4 pessoas), portavam o recibo do Foto Avenida. O funcionário pegava esses recibos(que substituíam a guia governamental) e dava prosseguimento aos processos. Eu me senti muito mal com aquilo, mas não queria que minha filha participasse de um grande esquema como aquele. Ou seja, R$ 3,36 devem ser repartidos entre o(s) funcionário(s) da delegacia e o pessoal do Foto Avenida. Facilita a vida das pessoas, mas é um grande esquema, pois o verdadeiro valor da Guia é somente explicado para quem questiona. Se comparecerem 100 pessoas por dia naquela sessão, teremos um esquema de aproximadamente 7,4 mil reais por mes, para beneficiar algum(ns) funcionário(s) da delegacia e o proprietário do Foto. Lamentável, mas é um dos esquemas de uma sociedade, de uma cidade e de um país que se acostumaram a levar vantagem em tudo. Certo!"
 

3 comentários:

Anônimo disse...

A foto é de pessima categuria i vai numa di digital fica 5,00 é foda, é o delega?

Anônimo disse...

Ixi , agora a casa caiu.Atenção Sr. delegado averigue ai esse esquema.

Anônimo disse...

Existia ou ainda existe um esquema feito da seguinte forma entre a delegacia de Maringá e a Foto Avenida na Av. Mandacaru:
O cidadão chega com duas fotos coloridas para fazer a identidade, mas os funcionários da delegacia alegam ser necessárias um colorida e outra preta e branca. Logo o indicam o Foto Avenida, pois lá, além de ser o lugar mais próximo é onde é possível tirar as fotos. conforme o estabelecido. E o esquemão funcionou ou ainda funciona a muito tempo: entre eu tirar a segunda via de meu RG e ir acompanhar meu irmão para tirar o seu, se passaram três anos e no entanto tal prática ainda era utilizada.
Por fim, já conversei com dono das fotos e adquiri certa confiança com o indivíduo, me confessou ser mesmo uma prática ilegal, articulada com o pessoal da delegacia e talvez facilitada por seu pai,um policial civil.

Se não me engano o nome do dono da Foto é Maurício.

Posts

 
oncontextmenu='return false' onselectstart='return false' ondragstart='return false'>